
E a paz de Deus, que excede todo o entendimento, guardará o vosso coração e a vossa mente em Cristo Jesus. (Filipenses 4, 7)
Um dos livros mais inspiradores da Bíblia (como se todos não o fossem) é a Carta de Paulo aos Filipenses. Ela é chamada por muitos de a Epístola da Alegria e foi escrita, provavelmente, de Roma, e endereçada à primeira igreja fundada por Paulo na Europa, na Macedônia, norte da Grécia.
O capítulo 4 desse maravilhoso texto é especialmente tocante. Nas últimas semanas, o Espírito Santo tem me convocado a levar essas palavras de regozijo e conforto para muitas pessoas. Elas precisam de alegria (v. 4); precisam saber que o Senhor está perto (v. 5); precisam deixar de lado a ansiedade e saber que devem colocar claramente, diante do Senhor, suas angústias (v. 6); precisam saber que a paz de Deus guardará seus corações em Cristo Jesus (v.7).
Num tempo de crise, tão apregoada e, quem sabe, tão endeusada, muitas vezes nós nos esquecemos que vivemos ciclos de prosperidade e escassez (v. 12). Freqüentemente nos esquecemos justamente de preencher nossa mente com as melhores coisas (v .8), que tudo podemos nAquele que nos dá a verdadeira força (v. 13) e que Ele nos suprirá em todas as nossas necessidades (v. 19).
Transcrevo agora esse capítulo de Filipenses. Leia e medite nessa palavra maravilhosa, especialmente nestes tempos tão difíceis, mas que não podem afetar nossa esperança e nossa fé. É importante e notável lembrar que Paulo estava preso, quando escreveu esse texto.
Diz assim a Palavra de Deus, em Filipenses 4:
4 - 1 Portanto, meus irmãos, amados e mui saudosos, minha alegria e coroa, sim, amados, permanecei, deste modo, firmes no Senhor.
4 - 2 Rogo a Evódia e rogo a Síntique pensem concordemente, no Senhor.
4 - 3 A ti, fiel companheiro de jugo, também peço que as auxilies, pois juntas se esforçaram comigo no evangelho, também com Clemente e com os demais cooperadores meus, cujos nomes se encontram no Livro da Vida.
4 - 4 Alegrai-vos sempre no Senhor; outra vez digo: alegrai-vos.
4 - 5 Seja a vossa moderação conhecida de todos os homens. Perto está o Senhor.
4 - 6 Não andeis ansiosos de coisa alguma; em tudo, porém, sejam conhecidas, diante de Deus, as vossas petições, pela oração e pela súplica, com ações de graças.
4 - 7 E a paz de Deus, que excede todo o entendimento, guardará o vosso coração e a vossa mente em Cristo Jesus.
4 - 8 Finalmente, irmãos, tudo o que é verdadeiro, tudo o que é respeitável, tudo o que é justo, tudo o que é puro, tudo o que é amável, tudo o que é de boa fama, se alguma virtude há e se algum louvor existe, seja isso o que ocupe o vosso pensamento.
4 - 9 O que também aprendestes, e recebestes, e ouvistes, e vistes em mim, isso praticai; e o Deus da paz será convosco.
4 - 10 Alegrei-me, sobremaneira, no Senhor porque, agora, uma vez mais, renovastes a meu favor o vosso cuidado; o qual também já tínheis antes, mas vos faltava oportunidade.
4 - 11 Digo isto, não por causa da pobreza, porque aprendi a viver contente em toda e qualquer situação.
4 - 12 Tanto sei estar humilhado como também ser honrado; de tudo e em todas as circunstâncias, já tenho experiência, tanto de fartura como de fome; assim de abundância como de escassez;
4 - 13 tudo posso naquele que me fortalece.
4 - 14 Todavia, fizestes bem, associando-vos na minha tribulação.
4 - 15 E sabeis também vós, ó filipenses, que, no início do evangelho, quando parti da Macedônia, nenhuma igreja se associou comigo no tocante a dar e receber, senão unicamente vós outros;
4 - 16 porque até para Tessalônica mandastes não somente uma vez, mas duas, o bastante para as minhas necessidades.
4 - 17 Não que eu procure o donativo, mas o que realmente me interessa é o fruto que aumente o vosso crédito.
4 - 18 Recebi tudo e tenho abundância; estou suprido, desde que Epafrodito me passou às mãos o que me veio de vossa parte como aroma suave, como sacrifício aceitável e aprazível a Deus.
4 - 19 E o meu Deus, segundo a sua riqueza em glória, há de suprir, em Cristo Jesus, cada uma de vossas necessidades.
4 - 20 Ora, a nosso Deus e Pai seja a glória pelos séculos dos séculos. Amém!
4 - 21 Saudai cada um dos santos em Cristo Jesus. Os irmãos que se acham comigo vos saúdam.
4 - 22 Todos os santos vos saúdam, especialmente os da casa de César.
4 - 23 A graça do Senhor Jesus Cristo seja com o vosso espírito.