Páginas

No princípio era o Verbo, e o Verbo estava com Deus, e o Verbo era Deus. (João 1,1)

Sidney Frattini
sidney.frattini@gmail.com

quinta-feira, 2 de outubro de 2008

A Videira Verdadeira



Eu sou a videira verdadeira, e meu Pai é o agricultor. (João 15, 1)

Muito tempo atrás, quando eu era ainda menino, ouvia dizer que devíamos amar a Deus sobre todas as coisas. Eu simplesmente não entendia como se podia amar um Ser que a gente absolutamente não via mais do que a nossos próprios pais, para mim símbolo do amor maior. Como?

Eu refleti muito sobre isso e, na minha imaturidade de menino, então desenhou-se na minha cabeça um ingênuo projeto. No fundo de nosso quintal, havia uma velha parreira de uva. Minha mente infantil pensou em fazer, de um pedaço da madeira de seu caule ou ramo, que era um tanto fino, um objeto qualquer: um brinquedo, um carrinho ou qualquer coisa, e eu reconheceria nessa possibilidade a grandeza da obra divina. Isso seria a porta para construir em mim um reconhecimento a Deus, o pórtico de entrada do verdadeiro amor.

Aquela parreira já não existe mais. Minha memória e meu encantamento da busca de um amor que eu não sabia ter, sim, existem ainda, estou relatando.Um poema de Rabindranath Tagore, poeta, filósofo e teatrólogo indiano, falando sobre o propósito das coisas, nos diz:

"Meu filho, quando eu te trago brinquedos coloridos, então, compreendo porque há tal jogo de cores nas nuvens e na água, e porque as flores têm tantas cores – quando eu te dou brinquedos coloridos, meu filho. Quando eu canto para te fazer dançar, fico então sabendo porque há música nas folhas, e porque as ondas enviam o seu coro de vozes até o atento coração da terra – quando eu canto para te fazer dançar".

Hoje, sei que Deus faz brinquedos coloridos apenas para que os possamos dar a um amado filho e assim, talvez, reconheçamos que a felicidade de uma família, o grande projeto, vem dEle, e de ninguém mais.

Mas o tempo passou. E um dia, finalmente, ocorreu para mim o verdadeiro encontro com a Palavra de Deus.

No Evangelho de João, capítulo 15, versículo 1, Jesus se compara a uma videira e diz aos discípulos:

Eu sou a videira verdadeira, e meu Pai é o agricultor.

No versículo 5, proclama:

Eu sou a videira, vós, os ramos. Quem permanece em mim, e Eu, nele, esse dá muito fruto; porque sem Mim nada podeis fazer.

Por uma incrível “coincidência”, esse trecho reúne os elementos: videira, ramos, Deus, Pai, Filho, aprender, amar, fruto. Todos presentes num projeto infantil de busca.

Entendo agora que Jesus sempre foi aquela videira do passado, e continua a ser do nosso presente e futuro, através da qual realmente podemos aprender e compreender o verdadeiro sentido do Amor.

Um comentário:

Unknown disse...

Eu adorei ser a primeira em fazer comentários, sei que tudo o que for colocado aqui será de grande proveito para o Reino de Deus.
Esse capítulo de João como voce sabe sempre tocou muito em meu coração, pois foi exatamente com esse capítulo que Jesus se manifestou verdadeiramente em minha vida, audível, pela primeira vez.
Que Deus te abençoe e faça Resplandecer o Seu Rosto sobre ti.
Graça e paz Nádia